Maila Gabriela Miranda dos Santos
Depois de muito trabalho para analisar 414 projetos de lei enviados por crianças de todo o Brasil, a comissão julgadora do Câmara Mirim 2013 chegou ao resultado final. Os três vencedores virão de Primavera do Leste/MT e Belo Horizonte/MG. São eles: Maila Gabriela Miranda dos Santos (de Primavera do Leste), Eduardo Presswell Sandoval e Ana Clara Paim Silva (os dois de Belo Horizonte). Os estudantes estarão em Brasília no dia 22 de outubro para defender os projetos de lei na tribuna do plenário.
Maila Gabriela ficou com o primeiro lugar e o projeto de lei feito por ela estimula a preservação da natureza. Pela proposta, o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, deverá ser responsável pela arborização das casas. “Esse Projeto tem o objetivo de fazer a arborização do programa visando melhorias na qualidade de vida de seus futuros moradores, pois a arborização contribui para amenizar os efeitos das altas temperaturas, além de deixar o ambiente bonito e agradável”, disse Maila como justificativa da proposta. Leia aqui a íntegra do projeto
A Maila é aluna do 9º ano do Centro Integrado de Ensino Cremilda Oliveira Viana, uma escola pública da cidade de Primavera do Leste/MT.
O segundo e terceiro lugares são de alunos mineiros, de Belo Horizonte/MG, o Eduardo e a Ana Clara. Os dois estudam no Colégio Bernoulli, o mesmo do Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira, vencedor do Câmara Mirim 2012. Isso mostra o quanto esta escola se esforça para participar do evento e ensinar para seus alunos sobre cidadania e política.
O Eduardo elaborou um projeto de lei que obriga os cinemas de todo o território nacional a disponibilizar uma tarde, a cada mês, para exibição de filmes para crianças carentes, previamente cadastradas. Isso será uma parceria com o governo, que distribuirá ingressos para a sessão, além de fornecer transporte e acompanhamento de servidores das secretarias de educação. Não é legal? Cultura ao alcance de todos!Clique aqui para ler a proposta.
Entrando no assunto saúde, a Ana Clara fez um projeto bem bacana, que obriga os produtores de alimentos a informar no rótulo a quantidade de açúcar, caso contenha. Para isso, todos os alimentos devem conter uma tabela nutricional com o novo item: “açúcar”. Ana Clara argumentou, em sua justificativa: “É uma tentativa de avisar para a população o quanto há de açúcar nos alimentos, para que elas percebam que alguns tipos de alimentos não devem ser ingeridos em grandes quantidades, pois podem gerar problemas sérios de saúde”. Clique aqui para ler.
Os 400 deputados mirins já estão esquentando os motores para vir para Brasília no dia 22 de outubro para votar nos projetos! Fique ligado nas próximas novidades do Câmara Mirim!
Postagem Admin..
Postagem Admin..