sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher (8 de março)

História do 8 de março


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


No CEI Cremilda de Oliveira Viana, as mulheres receberam uma homenagem por este dia especial. Parabéns Mulheres!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oficina com a 3ª Fase do 3º Ciclo B

No dia 03/11/09 os alunos da 3ª fase do 3º ciclo B do CEI realizaram uma oficina onde foi preparado um trabalho sobre a Oceania e Nova Zelândia, sob a orientação do Professor Sebastião Vicente.


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

II Passeio Ciclístico CEI 2009

Foi realizado no dia 20 de novembro de 2009, o II Passeio Ciclístico do CEI. Ao todo foram 66 alunos, que percorreram cerca de 20 km, de bicicletas até as Águas Quentes da Professora Edna Macedo. O projeto foi criado pelo Professor e atualmente Coordenador Disciplinar Vicente Rodrigues, e tem como objetivo a socialização e companheirismo dos alunos, além de incentivo ao esporte. Houve a colaboração dos Diretores do CEI, Jonaldo Teixeira e Silvana, além dos professores, Sebastião Vicente, Valdir, o porteiro Geosuleno (Sula), e as Coordenadoras Pedagógicas Márcia Inês e Graciene. Infelizmente imprevistos acontecem e pela segunda vez, os alunos foram deixados de plantão porque o ônibus não foi buscar, nos obrigando a correr atrás de socorro. Em 2010, trabalharemos para que chegue a 100 o número de participantes. Agradecemos a todos que colaboraram e que participaram do passeio e desde já desejamos votos de FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS OS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DO CEI.